Educação em Saúde e Metaverso: uma nova possibilidade

Texto por: Débora Rodrigues Vaz

Adaptado por: Ana Carolina Buzzo

Sabemos que metaverso é um dos assuntos mais comentados atualmente. Após Marc Zuckerberg anunciar a mudança do nome de sua empresa para Meta, um público mais amplo começou a explorar o que é o metaverso.

O termo Meta é uma alusão ao metaverso, que na visão de Zuckerberg, é o próximo grande avanço da tecnologia [1]. Aqui você pode relembrar os diferentes tipos existentes de metaverso.

Metaverso na educação em Saúde

A medicina é um dos segmentos que apresenta grande potencial para o uso das novas tecnologias e várias possibilidades estão sendo desenvolvidas, como: cirurgias à distância, cursos em que os alunos não precisam estar presencialmente para o aprendizado, roupas que podem avaliar situações corporais como a temperatura e nível de transpiração, etc [2].

Acredita-se que o metaverso poderá ser amplamente utilizado na educação em saúde em diversas áreas, envolvendo setores públicos ou privados com vistas ao benefício público, pois permite o fornecimento de informações e interações sobre os mais variados temas a grupos e comunidades-alvo, e ainda apresenta como vantagem não gerar custos relacionados às viagens e deslocamentos.

Com o metaverso, pode-se alcançar diferentes grupos, sem limite de participantes, em qualquer lugar do mundo. Acredita-se que os governos e entidades responsáveis pela formulação de políticas públicas possam usar o metaverso na divulgação de políticas restritivas relacionadas a hábitos não saudáveis, dentro do metaverso [3].

Partindo do princípio de que a educação é a base para o desenvolvimento da civilização, podemos considerar a revolução educação de acordo com a imagem a seguir [4].

Uma revisão, teve como objetivo definir os 4 tipos de metaverso e explicar o potencial e as limitações de suas aplicações na educação, explora vários exemplos de tecnologia de realidade aumentada estão surgindo na área médica [5].

A mesma revisão debate o uso do Lifelogging na área médica, com o aumento de serviços que utilizam informações biométricas armazenadas por meio de dispositivos vestíveis, como é o caso dos sensores como o Nike Plus para registrar a quantidade de exercícios. O Classting (IA) é um aplicativo de comunidade de classe on-line, utilizado na Coréia, que analisa as conquistas de aprendizado dos alunos e fornece aprendizado personalizado por nível, em todas as disciplinas [5].

Em 2021, na 29th Online Conference of the Asian Heart and Thoracic Surgery Society, foi realizada uma experiência utilizando a tecnologia de realidade aumentada estendida, na qual 200 cirurgiões torácicos de diversos países, puderam participar de uma experiência de metaverso.

Alguns presencialmente e outros de forma remota, com seus avatares, entraram em uma sala de aula virtual onde assistiram a palestras sobre técnicas de cirurgia de câncer de pulmão e tendências em tecnologia virtual e mista.

A cirurgia foi transmitida na sala de cirurgia inteligente do Hospital Bundang da Universidade Nacional de Seul (SNU). Foram utilizadas câmeras de realidade virtual de alta resolução transmitindo todas as cenas cirúrgicas em 360°. O espaço virtual foi decorado para se assemelhar a um local de conferência [6].

Os participantes referiram que se sentiram como se estivessem observando o procedimento na sala de cirurgia real porque puderam ver o cirurgião, a enfermeira e o ambiente total da sala de cirurgia [6].

Referências

  1. O que é metaverso? Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/webstories/tec/2021/11/o-que-e-o-metaverso/
  2. Machado, S. Metaverso: como participar do “futuro da tecnologia”? Uol, 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/faq/metaverso-o-que-e-como-entrar-e-mais.htm?cmpid=copiaecola
  3. Albujeer, A.; Khoshnevisan, M. Metaverse and oral health promotion. Br Dent J. 232, p. 587, 2022. Disponível em https://doi.org/10.1038/s41415-022-4255-1 / https://www.nature.com/articles/s41415-022-4255-1#citeas
  4. Cho Hyun-Jae. Metaverse and changes in oral health. Journal of Korean Academy of Oral Health. 45, n. 4, p. 175-176, 2021. Disponível em: https://www.koreamed.org/SearchBasic.php?RID=2524192
  5. Kye, B. et al. Educational applications of metaverse: possibilities and limitations. J Educ Eval Health Prof. 18, p. 32, 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8737403/
  6. Koo, H. Training in lung cancer surgery through the metaverse, including extended reality, in the smart operating room of Seoul National University Bundang Hospital. J Educ Eval Health Prof. 18, p. 33, 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8810683/

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