Objeto de aprendizagem: Realidade Aumentada - RA
Você sabia que o termo Realidade Aumentada foi descrito pela primeira nos anos 1990? Foi em um artigo de Thomas Caudell e David Mizzell, e desde então essa tecnologia vêm crescendo e se tornando cada vez mais presente em ambientes educacionais.
O que é a Realidade Aumentada (RA)?
A Realidade Aumentada, RA, é uma tecnologia que permite a projeção de dados e informações virtuais no ambiente físico, apresentada ao usuário em tempo real, usando o apoio de um dispositivo tecnológico, com a interface do ambiente real.
Diferentemente da Realidade Virtual que leva o usuário para um ambiente virtual e faz com que ele interaja com os objetos, tornando aquele mundo o “real”, a RA não pretende tirar a consciência do usuário de que ele está em seu ambiente real, mas que ali ele pode interagir com objetos tridimensionais inseridos.
Para ilustrar melhor os conceitos relativos à virtualidade, foi definido o reality virtuality continuum (contínuo da virtualidade), onde a RA e a RV fazem parte de um contínuo, como vemos a seguir:
A Realidade Aumentada (RA) pode ser caracterizada por três propriedades
- Combinação de objetos reais e virtuais em um ambiente real;
- Execução em tempo real com interatividade;
- Alinhar os objetos reais e virtuais entre si;
Além disso podemos apontar quatro benefícios em projetos de Realidade Aumentada :
Reality for free (gratuidade do mundo real): As experiências proporcionadas pela RA são mais ricas e elaboradas por permitirem a exibição de objetos e comportamentos reais;
Virtual flexibility (flexibilidade virtual): Tem sua vantagem na manipulação, através de programação, das informações, dados e objetos virtuais, assim como sua aparência e comportamento. E assim, os elementos virtuais podem ser alterados e adaptados conforme a necessidade do usuário ou da aplicação do projeto;
Invisible interface (transparência da interface): A RA permite a mobilidade dos usuários e a sua interface não interfere na observação do ambiente real;
Spatial Awareness (percepção espacial): Representa a conexão lógica entre o real e o virtual em qualquer escala;
A Realidade Aumentada (RA) na educação
A realidade aumentada tem sido muito utilizada como recurso tecnológico em ambientes educacionais. Muitos estudos comprovam que sua utilização contribui para a percepção e motivação dos usuários em diversas atividades no contexto educacional, auxiliando na aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.
Com a interatividade proporcionada pela RA há um aprimoramento do aprendizado, pois permite um maior engajamento dos estudantes, principalmente quando envolvidos na criação de seus próprios projetos utilizando RA.
Com a Realidade Aumentada também podemos permitir experiências dentro e fora da sala de aula, o que estimula uma maior interação dos alunos com o ambiente que está inserido, e nesse contexto eles aprendem trabalhar colaborativamente na resolução de problemas.
Quando pensamos em educação em saúde vemos a RA sendo utilizada como simuladores de cirurgia, por exemplo, o que melhora o preparo dos alunos, pois atua como ponte entre o treinamento pré-clinico e o treinamento real sem colocar em risco a saúde do paciente. E a RA pode ser aplicada a outras áreas também, não apenas à saúde, desenvolvendo a aprendizagem dos alunos através de jogos com RA, livros com RA, entre outros.
Veja como a EdTech Hipocampus pode ajudar sua empresa no desenvolvimento de materiais digitais educacionais ou treinamentos
A Hipocampus Aprendizagem Digital tem um time especializado que irá ajudar sua empresa a criar materiais educacionais, ou de treinamento com:
- Mais interatividade com os conteúdos;
- Conteúdos fluídos que proporcionam uma melhor absorção do conhecimento;
- Proporciona uma postura mais ativa na construção do aprendizado;
- Aprendizagem digital de alta performance;
A integração da tecnologia à educação é uma nova realidade que veio para melhorar a aprendizagem, afinal em um mundo dominado pela tecnologia torna-se impensável manter a educação nos mesmos padrões, sem acompanhar a evolução tecnológica que somos impactados diariamente.
Para saber mais sobre as soluções da Hipocampus Aprendizagem Digital e sobre o mercado das EdTechs, visite www.hipocampus.com.br e descubra mais.
Se você gostou do conteúdo deixe sua opinião e comentário, aproveite e leia também: Soluções para educação online, Animação 2D, Stopmotion e Animação 3D