Quando se fala em modelo interativo ou aula interativa, pensamos em arquiteturas pedagógicas que buscam traduzir ideias ou objetivos pedagógicos em situações de aprendizagem mediadas por materiais que tenham um papel de trazer ao aprendiz atividades instigantes, e que nesse conteúdo seja desenvolvido métodos interativos e construtivos.
Qual a diferença entre Aula Interativa e Hipertexto?
Tanto a aula interativa quanto o hipertexto partem do princípio de uma construção não linear, com uso de recursos como hiperlinks, jogos, imagens, infográficos etc, com o intuito de manter a atenção do aprendiz por mais tempo no conteúdo.
O que vai diferenciar é o formato da apresentação desse material e alguns recursos inseridos, como uso avatar* em diferentes posições, diferentes jogos de aprendizagem, tornando a aprendizagem online mais prazerosa e fazendo que o aprendiz interaja mais com o conteúdo apresentado.
Em uma aula interativa o importe não é a quantidade de interações, mas sim, as condições de investigações e de interações de qualidade para que os objetivos educacionais sejam alcançados.
*O uso do Avatar pode trazer mais proximidade do aprendiz com o conteúdo, e a dinâmica durante a apresentação do material se torna mais interessante, mas precisamos sempre estar atentos as características que inserimos no personagem, para que ele “fale a linguagem” do aprendiz que irá acessar o material, sendo assim é importante conhecer o público-alvo e definir estrategicamente as situações que esse avatar irá ser apresentado na aula, a fim de deixar o conteúdo mais dinâmico e não infantilizado.
Quais as vantagens da Aula Interativa?
Autonomia
Quando utilizamos um design interativo na educação online, valorizamos a ação, reflexão crítica, a curiosidade, o questionamento, entre outros aspectos, o que faz com que o aprendiz seja ativo na construção do seu conhecimento fortalecendo a autonomia e ajuda na tomada de decisões, na medida que interage com o conteúdo.
Maior criatividade
Na educação online os papéis de aluno e professor são invertidos, e por isso, incentivamos mais criatividade dos aprendizes, pois eles são instigados a buscar respostas e solucionar problemas para as atividades propostas, e com essa mudança no raciocínio, novas ideias podem surgir.
Podemos dizer então que em aulas interativas desenvolvemos, além da autonomia do aprendiz, o raciocínio mais lógico, ao quebrar o padrão de ensino em que o professor é detentor do conhecimento.
Desenvolve o raciocínio
Como dissemos nos itens anteriores, ao incentivar maior participação dos aprendizes e torná-los atores do seu processo de aprendizagem online, desenvolvemos uma capacidade de raciocínio, pois ele precisará ter um pensamento mais lógico e ligar várias áreas do conhecimento para resolver as atividades propostas no conteúdo.
Promove a multidisciplinaridade
Quando construímos uma aula interativa, possibilitamos a junção de conceitos de diferentes áreas em uma mesma atividade, pois as associações e conexões irão permitir a construção de conhecimento de forma aberta e contínua, assim como ocorre na construção dos hipertextos.
Podemos ainda dizer que esse material desperta a curiosidade dos alunos, aumenta o interesse por outras disciplinas ao ter que relacionar áreas do conhecimento e, dependendo do conteúdo pode desenvolver novas habilidades.
Estes conteúdos e situações de aprendizagem devem contemplar o potencial pedagógico, comunicacional e tecnológico do computador online, bem como das disposições de interatividade próprias dos ambientes online de aprendizagem.
É importante lembrar que todo desenho didático deve favorecer exploração, simulação, descoberta, crítica e autocrítica, entre outros elementos que são essenciais a prática educativa.
Como a EdTech Hipocampus pode ajudar?
A Hipocampus Aprendizagem Digital tem um time especializado que irá ajudar sua empresa a criar materiais educacionais, ou de treinamento com:
- Mais interatividade com os conteúdos;
- Conteúdos fluídos que proporcionam uma melhor absorção do conhecimento;
- Proporciona uma postura mais ativa na construção do aprendizado;
- Aprendizagem digital de alta performance;
A integração da tecnologia à educação é uma nova realidade que veio para melhorar a aprendizagem, afinal em um mundo dominado pela tecnologia torna-se impensável manter a educação nos mesmos padrões, sem acompanhar a evolução tecnológica que somos impactados diariamente.
Para saber mais sobre as soluções da Hipocampus Aprendizagem Digital e sobre o mercado das EdTechs, visite www.hipocampus.com.br e descubra mais.
Se você gostou do conteúdo deixe seu comentário, aproveite e leia também: Soluções para educação online, hipertexto
Referencias:
Silva M. Sala de aula interativa a educação presencial e a distancia em sintonia com a era digital e com a cidadania. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS – setembro 2001. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/80725539872289892038323523789435604834.pdf
Bem V; Schuelter W; Cruz DM. A interação na EAD é necessária?. Anais de congresso (ABED 2003). Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2003/docs/anais/TC68.htm
Santos E;Silva M. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de Educación, núm. 49, enero-abril, 2009, pp. 267-287. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/800/80011142012.pdf
Pagnossin IR; Cavalcanti CM; Soledade RT; Marques GC. Objetos de aprendizagem interativos: participação e desempenho de estudantes de ciências. ETD–Educ.temat. digit.Campinas-SP, v.16, n.2, p.362-380, maio/ago 2014. ISSN 1676-2592. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1324/pdf_79
Real LC, Sirangelo LG, Fernandes VV. Praticas pedagógicas na educação a distancia (EAD): presenças sociais nos fóruns de discussão.Ciesud, 2020, GO. Disponível em: https://esud2020.ciar.ufg.br/wp-content/anais-esud/210976.pdf