Existem muitas pessoas que possuem inúmeras dúvidas sobre a conectividade dos seus dispositivos. Atualmente, com a recente chegada da tecnologia 5G ao Brasil, muitos questionamentos ficaram ainda mais evidentes. A nova tecnologia 5G tem sido pauta relevante nos últimos meses, e com certeza oferecerá mais velocidade de conexão à internet, sobretudo no celular, mas não é só isso.
Neste conteúdo falaremos melhor sobre a revolução da tecnologia 5G e qual será o seu impacto na educação e aprendizagem online, boa leitura.
Aproveite e leia também: Educação em Saúde e Metaverso: uma nova possibilidade
O que é a nova tecnologia 5G?
O “G” do 3G, 4G e 5G significa “geração”, sabendo disso simplifica muita coisa. A tecnologia 5G trata-se da quinta geração de desenvolvimento tecnológico de conexões ligadas às redes móveis. Por exemplo, quando você está fora de casa e possui um plano de internet móvel (para celular) contratado, sem cobertura de sinal Wi-Fi, o 3G ou 4G, dependendo do seu aparelho e plano, poderá continuar possibilitando o acesso à internet.
As redes 5G operam através de ondas de rádio assim como as gerações passadas. No entanto, a quinta geração da banda larga móvel é consideravelmente superior. A média da velocidade do 4G no Brasil é de 19,8 Mbps (megabits por segundo), o 5G poderá chegar a até 10 Gbps (gigabits por segundo), 100 vezes mais rápido do que o 4G.
No dia 6 de julho de 2022, o 5G estreou no Brasil disponibilizado para a cidade de Brasília. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o plano de implementação passará na sequência por Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas ainda não existem datas definidas.
Também segundo a Anatel, as principais otimizações da tecnologia 5G para a 4G são:
- Maior velocidade: a rede 4G é capaz de atingir a velocidade de um gigabit por segundo (1 Gbps). No dia a dia, porém, não chegamos perto disso em nossos celulares. Com o 5G, a expectativa é atingir velocidade máxima, na ERB, vinte vezes maior em relação ao 4G, chegando a 20 Gbps;
- Menor latência: a meta é atingir uma latência (tempo necessário entre o estímulo e a resposta real da rede) de apenas 1 milissegundo com o 5G. A rede com tecnologia 4G apresenta, em média, latência de 50 milissegundos;
- Maior eficiência energética: a rede 5G terá nível de eficiência energética 90% mais alto que a 4G, o que viabilizará a internet das coisas (IOT), já que baterias de diversos tipos de dispositivos muitas vezes não podem ser substituídas ou recarregadas com frequência;
A revolução com a chegada da nova tecnologia 5G
A tecnologia 5G abre um universo de possibilidades e já é realidade em alguns países como Alemanha, China, Estados Unidos e Japão. A integração de diversos componentes com diferentes tecnologias levará as redes 5G para o caminho de comunicações muito mais seguras, confiáveis, e com ultra conectividade.
A expectativa é que sejam abertas inúmeras possibilidades em segmentos como inteligência artificial, processamento de dados, realidade aumentada, realidade virtual, metaverso entre outras. Segundo a Anatel, o 5G está sendo muito aguardado pela educação, saúde, indústria automobilística, agropecuária, manufatureira e logística, o que irá viabilizar o conceito, por exemplo, de educação 4.0, indústria 4.0, agro 4.0 e etc. A expectativa na área da saúde, também por exemplo, é de que será possível realizar cirurgias remotamente.
Para se ter uma visão do impacto da tecnologia, a demanda por soluções 5G para as mais variadas áreas da economia tem potencial para gerar R$ 101 bilhões pela próxima década para empresas e startups brasileiras, como mostra o estudo do Ministério da Economia.
Aproveite e leia também: Tecnologia para a Educação: confira 4 tendências de objetos de aprendizagem
A importância do 5G para a Educação e Aprendizagem Online
A quinta geração dos serviços móveis trará maior dinamismo para as formas de ensinar e de aprender. O 5G é o recurso que favorece uma melhor distribuição e democratização da acessibilidade. A disrupção obtida com seu uso de forma inteligente irá proporcionar possibilidades de ensino ainda não imaginadas.
De acordo com um estudo recente da Pearson, referência em sistema de ensino mundial, a tecnologia transformará a forma com os alunos aprendem no futuro. O 5G abrirá caminho para salas de aula mais inteligentes (e remotas) com base em plataformas de aprendizagem de realidade mista, muito eficazes e integradas com ambientes digitais. É comprovado que os alunos respondem melhor aos processos de ensino ativos e imersivos, melhorando a experiência e a retenção do conhecimento.
A nova tecnologia 5G também irá promover um maior uso da IoT (internet das coisas), o que poderá gerar uma inclusão da robótica em sala de aula como material didático. Quando completamente utilizado, o 5G poderá servir como entre a realidade aumentada e as salas de aula da vida real. A perspectiva é de que haja a formação de uma nova consciência crítica, e que a tecnologia não esteja à parte, mas que integre o aprendizado proporcionando o desenvolvimento de habilidades que condizem com as oportunidades de mercado que serão desenvolvidas.
O 5G trará um novo panorama com a agilidade e o favorecimento de mecanismos como a “Internet Tátil”. O conceito corresponde à tecnologia batizada de “Tic-Toc”, na qual o envio e recepção da informação acontece na mesma velocidade da percepção humana.
Muitos especialistas apostam na tecnologia como a base da educação para o futuro enaltecendo características como:
- Segurança;
- Imersão;
- Inclusão;
- Colaboração;
- Inovação;
- Escalabilidade;
- Personalização;
Com a implementação da tecnologia 5G será possível aperfeiçoar ainda mais as ferramentas EAD, será ainda mais fácil estudar pelo celular, assistir e baixar vídeos, áudios, apps, todo o processo será infinitamente mais eficiente, conectado e atrativo.
Aproveite e leia também: Tecnologia para a Educação: confira 4 tendências de objetos de aprendizagem
Descubra a Hipocampus Aprendizagem Digital, edtech especialista em materiais disruptivos para a educação online
A educação online disruptiva é aquela que se propõe a quebrar com o estabelecido para otimizar os processos educacionais. Podemos elencar alguns fatores relevantes para uma educação disruptiva como:
- Personalização da aprendizagem: a formação sob medida é fundamental para que cada estudante possa extrair seu máximo potencial.;
- Investir na formação precoce: o objetivo é garantir o acesso dos estudantes ao mundo atual como nativos digitais;
- Integração da Inteligência Artificial: começou a ser muito utilizada no processo de análise e gestão de dados para otimizar a educação;
- Reforço das habilidades digitais: a formação digital é imprescindível para se obter o acesso aos trabalhos atuais e futuros;
- Impulsionar o pensamento crítico: É preciso formar profissionais que, além de consumir informação, saibam interpretar e confrontar os dados;
A Hipocampus é uma EdTech de educação e aprendizagem digital, especializada na criação de cursos online, gestão de plataformas LMS (Learning Management System), e produção de material educacional com utilização de tecnologias digitais. Especialista em transformar conteúdos complexos de qualquer área em materiais interativos de fácil aprendizagem, a Hipocampus tem uma equipe apaixonada pelo que faz e extremamente qualificada tecnicamente. Oferecemos soluções completas que irão ajudar sua empresa a criar materiais educacionais, ou de treinamento com:
- Mais interatividade;
- Conteúdos fluídos que proporcionam uma melhor absorção do conhecimento;
- Postura mais ativa para a construção do aprendizado;
- Aprendizagem digital de alta performance;
Que tal falarmos sobre o projeto EAD da sua empresa?
Entre em contato conosco para saber mais sobre as soluções sob medida da Hipocampus, acesse www.hipocampus.com.br ou se preferir solicite diretamente nossos contato comercial: (Whatsapp) 11 94266-0445
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário com sua opinião. Aproveite e leia também: Dicas para implementar a educação online da rotina corporativa