O calendário anual corporativo das empresas contempla treinamentos e atualizações que focam em diferentes aspectos da gestão de negócios.
Inserir a aprendizagem digital na rotina corporativa, de acordo com as competências e habilidades que se deseja aprimorar, é uma decisão estratégica que faz a diferença e traz inúmeros benefícios. Entre os principais, podemos citar que todo o investimento em educação corporativa é reconhecido pelos colaboradores, é uma ação motivacional, tendo em vista que contribui para o desenvolvimento de cada profissional.
Ao inserir o EAD na rotina da empresa, o gestor e sua equipe passam a contar com um ambiente de aprendizado que também é um ambiente de referência, com materiais educacionais digitais que podem ser acessados em diferentes momentos e lugares. E sempre que houver uma necessidade, a equipe poderá acessar a plataforma de aprendizagem, e consultar conteúdos para alcançar uma solução para determinado problema.
Abaixo elencamos alguns pontos relevantes para ajudar sua empresa a implementar no seu calendário anual uma rotina de aprendizagem.
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Planejamento com objetivos claros
A educação digital trará resultados significativos se sua empresa souber de forma muito clara o que quer atingir com o programa. É necessário analisar e determinar quais são os pontos de atenção que precisam de otimização, quais conhecimentos precisam ser aprimorados, técnicos ou comportamentais, e quais são os objetivos que se quer atingir com a rotina de treinamentos online.
Com os objetivos determinados, fica mais simplificado para o planejamento eleger as necessidades de materiais didáticos, conteúdos e tecnologias de aprendizado. É importante também lembra que o sucesso de um projeto de educação corporativa depende de continuidade e frequência. O aprimoramento é constante, mesmo que o objetivo seja para resolver uma questão pontual como um treinamento para um novo produto, por exemplo.
Conheça seu público-alvo
Conhecer o público-alvo, para quem vamos dirigir a aprendizagem, é fundamental para iniciar o planejamento de qualquer projeto de EAD corporativo. Tratando-se de educação online, o público-alvo permite a definição necessária para o engajamento no projeto, determinando inclusive a escolha de qual será o formato do conteúdo educacional e sua plataforma digital.
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Entenda os formatos e tecnologias
O conteúdo é o conhecimento que será transmitido para o público-alvo. O EAD oferece diferentes formatos com tecnologia para transpor os conteúdos como vídeo-aula, animação, hipertexto, aula interativa, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, cursos gamificados, trilhas de aprendizagem, infográficos interativos, pílulas do conhecimento entre outros.
É extremamente importante transmitir o conteúdo necessário com o melhor formato de tecnologia para o seu desenvolvimento.
Um conteúdo eficiente vem para favorecer a performance do colaborador em suas atividades diárias. Não existe um formato que seja mandatório para um EAD, mas é interessante conhecer as tendências e as formas de ensino para que se mantenha o engajamento e a interatividade, e acima de tudo, que se extraia o melhor dos colaboradores.
Incentive a cultura do ensino na sua empresa
Não irá adiantar sua empresa investir em plataformas de educação, criar conteúdos e pensar sobre a estratégia EAD se ela não tiver visibilidade por seus colaboradores. É necessário que a cultura do EAD e da educação corporativa seja forte dentro da sua empresa.
Comunique, desenvolva estratégias de divulgação, incentivo e cultura para que todos os colaboradores entendam a importância do aprendizado e atualização. A partir do momento que seus colaboradores entenderem e reconhecerem a necessidade do treinamento para o desenvolvimento, o EAD irá performar ainda mais, e será acessado de forma orgânica em todos os seus setores.
Engajamento dos colaboradores e feedbacks
A integração dos colaboradores é essencial desde o início do projeto. Inserir o EAD corporativo é envolver a equipe para entender quais competências e habilidades precisam de atenção. Além disso, traz a ideia de pertencimento, onde os colaboradores são de fato parte daquela iniciativa, e não a veem como algo imposto.
Mesmo após a implantação do projeto de EAD na sua empresa, a interação com os colaboradores é contínua.
Isso pode ser feito através da abertura de canais e ou momentos específicos, onde todos possam compartilhar seus feedbacks a respeito do projeto, o que pensam sobre os conteúdos, como está funcionando a plataforma, como está o acesso via smartphone etc.
Essa interatividade irá contribuir para que o treinamento à distância atinja seus objetivos, torne-se um processo cada vez mais eficiente, e vire parte da rotina na empresa.
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- Conteúdos fluídos que proporcionam uma melhor absorção do conhecimento;
- Proporciona uma postura mais ativa na construção do aprendizado;
- Aprendizagem digital de alta performance;
A integração da tecnologia à educação é uma nova realidade que veio para melhorar a aprendizagem, afinal em um mundo dominado pela tecnologia torna-se impensável manter a educação nos mesmos padrões, sem acompanhar a evolução tecnológica que somos impactados diariamente.
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