O modelo de objeto hipertexto tem sido uma solução educacional muito procurada quando se pensa em produção de materiais diferenciados em um curto período de tempo, e o público que o consome aceita muito bem esse tipo de material por ser interativo e fluido para construção do conhecimento.
Você sabe o que é Hipertexto?
Com certeza você já consumiu algum tipo de hipertexto quando leu artigos em blogs, aplicativos como o Flipboard ou algum curso online que realizou.
Esse modelo de texto tem como característica ser um texto digital, não linear e com links de acesso, e é através desses links que o autor convida o aluno/leitor para interagir e explorar. Essas interações podem ocorrer por meio de palavras coloridas, na qual o aluno com simples toques acessam links ou conceitos, imagens, músicas, podcasts, infográficos, jogos etc, com o objetivo de aprofundar o conhecimento durante o processo de aprendizagem.
Qual é o papel do aluno/leitor nesse modelo de solução?
Nessa perspectiva, o aluno/leitor participa ativamente da sua leitura interagindo com o hipertexto e, por isso, a escrita desse material se torna uma tarefa mais coletiva, realizando então uma construção social de conhecimento.
Desta maneira, o aluno/leitor define a ordem das relações dos segmentos durante a leitura, pois o percurso que ele seguirá irá interferir diretamente na compreensão geral do texto, e assim, o sentido de um hipertexto é construído durante a interação aluno/leitor e conteúdo.
Leia também: A importância da qualidade disruptiva para a aprendizagem online
Como se dá a aprendizagem através do Hipertexto?
Você pode estar se perguntando, mas com tantas interações, será mesmo que o aluno aprende os conceitos
Quando pensamos nessa estratégia, o conhecimento que o aluno/leitor irá adquirir virá também das relações do hipertexto com seus conhecimentos prévios, então a leitura de um hipertexto exige maior consciência do que é buscado por ele. Nesse modelo o aluno/leitor adquire uma postura mais ativa na construção do seu aprendizado, pois podemos dizer que ele “escolhe” o seu caminho na leitura, a fim de suprir lacunas de conhecimento, por exemplo.
Segundo Levy (2004), os hipertextos apresentam alguns princípios para sua construção, mas é importante lembrar que, o funcionamento do hipertexto segue a lógica da nossa mente, na qual as associações e conexões irão permitir a construção de conhecimento de forma aberta e contínua.
Apesar de ser uma construção aberta, quando se cria um material nesse modelo, é de suma importância apresentar em cada conteúdo objetivos claros e capazes de desenvolver habilidades e competências específicas, então, quando são sugeridas interações ou links, eles devem estar vinculados a fim de complementar a construção do conhecimento para chegar ao objetivo traçado.
Conheça as soluções para educação online da EdTech Hipocampus Aprendizagem Digital
Vantagens e desvantagens do Hipertexto
Como vantagens desse modelo temos principalmente a utilização de diversos sentidos simultaneamente durante a leitura, e com isso, um maior poder de assimilação e retenção da informação. Podemos dizer que a curva de atenção também pode ser ampliada devido aos apelos sensoriais.
Outro ponto importante é que esse tipo de objeto, por colocar o aluno como “peça-chave” na sua construção de conhecimento, conversa muito com as metodologias ativas aplicadas em muitas escolas e empresas.
Por outro lado, a possibilidade de pular de uma página para outra a cada hiperlink fraciona a leitura, podendo dispersar a atenção do leitor entre imagens e novas descobertas. Outro ponto de atenção é com relação à quantidade de recursos e interações, pois isso também pode distrair o aluno/leitor que precisa ter sua atenção dividida entre ler, fazer escolhas e tomar decisões de quais links abrir ou quando rolar o texto.
Aqui na Hipocampus, possuímos uma equipe de Design Instrucional que auxilia em todo o processo de criação e construção desse tipo de material educacional junto dos nossos clientes, a fim de atender as expectativas e objetivos com os treinamentos, e tornar o processo de aprendizado dos alunos/leitores o mais fluido possível, através de uma identidade visual moderna e uma navegação no conteúdo fácil e intuitiva.
Se você gostou do conteúdo deixe seu comentário, aproveite e leia também: A importância da qualidade disruptiva para a aprendizagem online